Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CURRÍCULO INTEGRADO E O PROEJA Pesquisador: LUIZ ANTÔNIO SALÉH AMADO

A Formação Integrada e o PROEJA

A formação integrada pode ser encarada como um dispositivo pedagógico cuja inserção nos espaços institucionais da educação permite colocar em discussão as relações e as práticas instituídas, favorecendo o surgimento de estratégias educacionais implicadas com a transformação. A pesquisa tem por objetivo conhecer o modo como se organizaram e como funcionam algumas das principais experiências de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de jovens e adultos, realizada no âmbito da Rede de Instituições Federais de Ensino Profissional. Considera-se não haver um jeito modelar de se trabalhar com a formação integrada e, por essa razão, as atenções estarão voltadas para as soluções encontradas para superar os obstáculos surgidos e para as estratégias utilizadas ao longo do processo, buscando o que há de criativo, participativo e construtivo em cada uma das diferentes experiências que se propuseram a implantar esta modalidade de educação. Financiadores: FAPERJ, FIOCRUZ

Luiz Antônio Saléh Amado é professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense FEBF/UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana PPFH/UERJ.http://www.ppfh.uerj.br/