Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jean Mano em sua versão (completa) de "Tem gente com fome" de Solano Tri...

Apresentação do Livro "De Merity a D. de Caxias" de Antônio Augusto e Tâ...

Jean Mano & crianças da Biblioteca Solano Trindade no 1º Encontro PMLL-C...

Debate com a Revista Biblioo no stand PNLL - Biblioteca Comunitária Sola...

Questões sobre leitura

Questionado se tem o hábito da leitura, o escritor Ariano Suassuna disse que não. “Eu tenho a paixão da leitura. O livro sempre foi para mim uma fonte de encantamento”, disse ele. Já o estudioso Antonio Cândido defende o Direito à Literatura como direito humano, pois se algo é indispensável para nós, deve ser também indispensável para o próximo. Moacyr Scliar escreveu que a casa da leitura tem muitas portas, e a porta do prazer é das mais largas e acolhedoras.

Neste mês, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, dia do nascimento de Monteiro Lobato, e o Dia Mundial do Livro, em 23 de abril, falecimento de Cervantes e de Shakespeare. Estas datas nos cobram uma reflexão sobre a leitura no país.

A pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada em março, revelou que o brasileiro está lendo menos. De acordo com o levantamento, o número de brasileiros considerados leitores – aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%), em 2011.

Além das justificativas das novas tecnologias, falta de estímulo e alto custo, a indiferença dos brasileiros pelos livros tem raízes mais profundas. Séculos de escravidão levaram os líderes do país a negligenciar a Educação. A Escola primária só se tornou universal na década de 90. As bibliotecas e as livrarias ainda não conseguiram emplacar. Cerca de 75% da população brasileira jamais pisou numa biblioteca.

Outro fato importante é que só 26% dos brasileiros entre 15 e 64 anos encontram-se no nível pleno de alfabetização, ou seja, têm hoje condição de ler e compreender integralmente um texto longo. Não é possível pensar que exista um país, com o crescimento do nosso, que possui uma taxa de 70% de analfabetos funcionais.

Portanto, acredito que, no ano em que declaramos o educador Paulo Freire patrono da Educação brasileira, temos o dever de lutar para que homens e mulheres enxerguem o mundo com outros olhos, sem limitações. Por isso, propus a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública na Câmara dos Deputados. O objetivo é destacar o papel estratégico da Biblioteca Pública na formação intelectual do cidadão. Além disso, promover debates sobre políticas de criação, modernização e capacitação técnica dos profissionais, para garantir acesso amplo e irrestrito da sociedade à leitura.




Dia do Livro Infantil da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, foi emocionante ver as crianças vendo o curta "Os fantásticos livros voadores".

Carla Alves do Movimento Baixada Literária na Biblioteca Comunitária Sol...

Ana Cláudia, mestranda da UFSC, visitando a Biblioteca Comunitária Solan...

A Biblioteca Comunitária do Cangulo

Visita do Sec. de Ambiente Samuel ao Cangulo após a solicitação da Bibli...

Bruno Max & Jean Mano - MRB - Música pra Revolucionar Brasileira

1º Encontro de Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias.AVI

Lançamento do livro de Maria Vitória, de 8 anos na XV Bienal do Livro do...

Festa do Dia Nacional da Leitura 2011 na Biblioteca Comunitária Solano T...

Festa do Dia Nacional da Leitura 2011 na Biblioteca Comunitária Solano T...

Antonio Carlos - Biblioteca Comunitária Solano Trindade - BiblioCamp 2011

Profª Cláudia Maria Monteiro da Care Brasil fala sobre a Biblioteca Comu...

Prof. Antonio Carlos da Biblioteca Comunitária Solano Trindade em entrev...